O Desktop Paraná é uma customização do Sistema Operacional Debian GNU/Linux, adaptado às necessidades do Governo do Paraná pela CELEPAR - Companhia de Informática do Paraná através da Gerência de Gestão de Ambientes (GGA).
Além do Sistema Operacional a customização contém a interface gráfica GNOME, além de inúmeros pacotes como a suíte de escritório BrOffice.org (editor de textos, planilha eletrônica, apresentações), navegador de internet Iceweasel (Mozilla Firefox), Lotus Notes (emulado através do Wine), X3270 (Emulador de Terminal para acesso ao Mainframe), entre outros produtos.
A customização Desktop Paraná torna o ambiente muito amigável para o usuário além de reunir num único disco todos os softwares mais necessários aos usuários. E é livre!

Atualmente são mantidas duas versões do Desktop Paraná:

* 1.0 - Customizada a partir da versão Etch do Debian;

* 2.x - Customizada a partir da versão Lenny do Debian.


O Linux é um conjunto de programas básicos e utilitários com código fonte aberto que fazem o computador funcionar.
O Debian usa o kernel (núcleo de um sistema operacional) Linux, mas a maior parte das ferramentas do Sistema Operacional vêm do projeto GNU; daí o nome GNU/Linux. Sendo o Debian uma das versões mais aprimoradas do Linux pois possui mais de 23 mil pacotes, softwares pré-compilados e empacotados em um formato amigável, que permitem fácil instalação no computador.
A interface gráfica GNOME, que a exemplo do Debian faz parte do projeto GNU, foi projetada para oferecer aos usuários e desenvolvedores o máximo de controle sobre sua área de trabalho, aplicações e dados. O objetivo é a criação de programas de fácil utilização. A comunidade GNOME de profissionais e voluntários especialistas em usabilidade criou o primeiro, e único, Guia de Diretrizes para Interface Humana em software livre (GNOME Human Interface Guideline, ou HIG). A interface GNOME é utilizada, desenvolvida e documentada em dezenas de idiomas, num permanente esforço de tradução para o maior número possível de línguas.
O framework - ferramentas para desenvolvimento de sistemas - de acessibilidade do GNOME é o resultado de vários anos de esforços de profissionais e colaboradores de todo o mundo, um componente essencial de seu desenvolvimento e não apenas um complemento do sistema.

Ao fazer a opção pela versão Debian e pela GNOME, o Desktop Paraná procura oferecer aos usuários o resultado do desenvolvimento de inúmeras comunidades que disponibilizam seus conhecimentos para usufruto de todos quantos queiram contribuir para o aperfeiçoamento e a expansão das ferramentas que possibilitem o acesso à informação e aos modernos meios de comunicação.

Changelog Desktop Paraná 2.0 “Zandor”

* Novo instalador, com menos etapas, tornado a instalação do Desktop Paraná mais simples para o usuário;
* Melhorado suporte a teclados multimídias;
* Melhorado suporte ao gerenciamento de energia para dispositivos móveis;
* Adicionado suporte a uma maior variedade de scanners;
* Maior suporte a novas impressoras disponíveis no mercado, através da adição de novos drivers PPD;
* Melhorado o suporte à plugins da WEB;
* Novo boot splash, tema para GDM e papel de parede;
* Atualização para o Kernel 2.6.26;
* Melhorado o suporte a redes cabeada e sem fio;
* Adicionado o suporte a virtualização, sem a necessidade de utilização de soluções proprietárias;
* Desabilitado o acesso ao CUPS, sendo utilizado o system-config-printer para a configuração de impressoras;
* O usuário root vem desabilitado na instalação por padrão;
* Removido o programa de visualização de PDF Adobe Reader;
* Removido o programa de diagramação Dia da instalação padrão;
* Removido o programa de edição de imagem GIMP da instalação padrão;
* Removido o Update Notifier.

Alterações efetuadas:

* Visualizador de PDF Evince, em substituição ao Adobe Reader;
* Cliente para Instant Message Pidgin, em substituição ao Gajim;
* Player de música Rhythmbox, em substituição ao Audacius;
* Gscan2pdf para escaneamento de documentos, em substituição ao Xsane;
* Visualizador e editor de imagens Gthumb, em substituição ao Eog;


Repositório

O Repositório da Celepar é um espelho do repositório primário Debian oficial disponível para a rede do Estado e externa e contém todo o conjunto de pacotes ".deb" para instalação de software e seus respectivos códigos-fonte. A principal vantagem é a velocidade na aquisição dos pacotes e a economia no consumo da banda de Internet.

Documentação

A documentação como Manuais, Apostilas e Guias de Instalação do Desktop Paraná e demais aplicativos que fazem parte do escopo de suporte da CELEPAR podem ser lidos e baixados para impressão da página do Repositório

Reportando Bugs

Para reportar bugs do Desktop Paraná utilizamos a Ferramenta Trac. Os bugs que podem ser informados através Trac, após realizar login no sistema através do expresso.